O podcast Redes FAC, vinculado a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) lançou em suas plataformas de áudio um episódio cobrindo o evento “Resistir É Comunicar”, realizado pela Rede Jornalistas Pretos em parceria com a UnB no último dia 24 de novembro, como parte da Marcha das Mulheres Negras.
Contando com a participação de jornalistas e ativistas como Sandra Chagas (Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras), Mayara Nunes (Instituto Peregum e GriôTech), Tamika Middleton (Women’s March), Sofía Carillo (Red de Periodistas Afrolatinos), Jacira Silva (ativista; Cojira e Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal), entre outros nomes, o evento teve duas mesas de debate, voltadas a participação afrofeminina na comunicação global e a construção de redes, como a Rede de Proteção Digital a Comunicadoras Negras (REPCONE), da Rede JP, neste processo.
O podcast além de dar detalhes sobre o evento, oferece um breve contexto sobre o objetivo da ação e da colaboração da UnB junto a Rede para a realização do encontro, que contou com diversos profissionais do jornalismo além dos estudantes da própria instituição.
O episódio é parte da série de programas “Convivência”, que retrata bastidores e roteiriza informações, projetos e iniciativas realizadas no espaço da Faculdade da Comunicação. A série já acumula vinte episódios, incluindo orientações sobre trabalhos de conclusão de curso (TCC), instruções e conteúdos mais descontraídos a novos estudantes e curiosidades sobre diversos assuntos acadêmicos.
O episódio sobre o evento “Resistir É Comunicar” pode ser ouvido através deste link.
Podcast Redes FAC
Parte da equipe de jornalismo e comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, o podcast iniciou suas atividades em junho de 2024. Desde então mais de 30 episódios foram publicados, além de conteúdos exclusivos feitos e difundidos através das redes sociais.
A equipe do episódio e podcast é composta da supervisão de Dione Moura e Marlise Brenol. Além delas, a apresentação e produção é de Alice Bastos e Nicole Costa, com roteirização de Layara Gomes e Ana Milletti, pesquisa de Nicole Bartieli, divulgação de Layara junto a Esther Souza e sonorização de André Araújo.