Formada por jornalistas negros de todo o país com o objetivo de tornar a comunicação mais diversa e representativa em toda a sua estrutura. A Rede JP é a única representante do Brasil na Panafrican Caucus of Journalists, iniciativa do Estado da Diáspora Africana que reúne projetos jornalísticos do mundo todo que estão envolvidos em promover a diversidade, os valores Panafricanos e garantir que vozes da diáspora possam ser ouvidas.
O objetivo de unir a comunidade jornalística negra surgiu em 2018 através de um grupo de WhatsApp para a troca de pautas com o viés étnico-racial, fontes negras para matérias e ajuda mútua.


MISSÃO, VALORES E OBJETIVOS

Nosso compromisso é promover a diversidade e pluralidade de olhares na comunicação, como pilares da sociedade que devem ser vistos como peças fundamentais na luta por uma sociedade antirracista. Para isso buscamos alcançar os seguintes objetivos:

● Empregabilidade através da conscientização da necessidade de uma comunicação plural nas empresas com setores de comunicação com pessoas de diversas etnias.
● Fortalecer iniciativas que possam impactar a comunicação de maneira positiva, perpetuando a diversidade no meio.
● Estimular e realizar a representatividade com ações para que jovens negros tenham contato com os profissionais negros que estão atuando no momento.
● Fortalecer a comunicação popular, comunitária, independente, bem como a produção e difusão de conteúdos plurais e diversos; promovendo uma mídia mais plural, diversa e democrática.
● Divulgação de pautas com o recorte étnico-racial.
● Incentivo de uso de fontes negras para pautas através de um mailing.
● Network entre os profissionais.


O PROBLEMA

Falta de jornalistas negros
A escassez de profissionais negros e da representatividade no setor jornalistico nacional em um país cujo mais da metade da população é negra.

Desenvolvimento profissional
A falta de incentivo à capacitação e desenvolvimento profissional na área da comunicação social para comunidade negra e periférica.

Falta de acesso a vagas de trabalho
Do mesmo modo que será possível encontrar profissionais e entusiastas da comunicação social, também será possível encontrar empreendimentos que estão buscando esses profissionais. Ou seja, iremos conectar profissionais a empresas por meio de uma consultoria de RH especializada.


NOSSA EQUIPE

Marcelle Chagas

Presidente
Jornalista – Coordenadora Brasileira da Panafrican Caucus of jornalist (Diáspora Africana)

Jornalista com atuação em rádio, site e comunicação interna e coordenadora do projeto.

Eddie Júnior

Designation

Jornalista responsável pela coordenação do projeto. Tem mais de 10 anos no segmento de comunicação.

Sandra Roza

Analista de Mídias Sociais

Mestranda em comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto e responsável pelas mídias
sociais.

Felipe Alves

Designer Gráfico e Videomaker

Instruído Pela ONG Ponto de Cultura Caminhos e Designer responsável pelas Artes das mídias socias do projeto.

Brenner Rodrigues

Designation

Graduando em jornalismo pela PUC/ SP e responsável pela área de projetos.

Gabriela Anastácia

Designation

Jornalista responsável pela comunicação institucional.