Professor titular em Jornalismo e Interfaces Sociais da Universidade de São Paulo (USP), Dennis de Oliveira, acaba de lançar sua mais nova obra, “Cultura Totalitária – a sociabilidade humana em questão”. O livro, de formato pocket-book, é um conjunto de ensaios do pensador e comunicador que mergulha nas complexidades da sociabilidade humana na contemporaneidade, propondo um olhar crítico sobre o que o autor define como o totalitarismo dos tempos atuais.
A obra contará com dois grandes eventos de lançamento: o primeiro, marcado para o dia 8 de novembro, é uma live, que começará às 14h da tarde, em horário de Brasília. Com número restrito de participantes e privada, Oliveira revelará inspirações e discussões propostas pelo livro, além de responder perguntas. O link de inscrição para o evento está neste endereço e será acessível para os pré-compradores.
O segundo e, propriamente, evento de lançamento oficial está marcado para o dia 15 de novembro, às 16h, no Sacrilégio Bar (Avenida Pedroso de Morais, 52 – Pinheiros, São Paulo). No encontro Dennis esmiuça todo o conceito da obra, além de apresentar sessões de autógrafos e responder perguntas gerais. Por se tratar do lançamento em si, não tem restrição do número e condição de participantes.
Crítica e Esperança

O livro é estruturado em seis capítulos: “Liberdade e indiferença”, “Busca-se a verdade?”, “A desresponsabilização”, “Uma crise civilizatória”, “Militância ou limitância?” e “Perspectivas existem?”. Segundo o próprio autor, a obra é composta por “um conjunto de reflexões a partir de experiências pessoais na trajetória da militância e na vida acadêmica que foram refletidas à luz de conceitos filosóficos”.
O tema central é um exame cáustico dos dilemas que minam a sociabilidade humana. As reflexões, embora nascidas de um “certo desencanto” com experiências vividas, evitam o mero exercício de frustração. Dennis de Oliveira faz um diagnóstico da realidade contemporânea — marcada, como sugerem os títulos dos capítulos, pela indiferença, a crise da verdade e a desresponsabilização —, mas se empenha em apontar para possibilidades de superação.
Em seu prefácio, o escritor e historiador Célio Turino destaca que “Dennis não escreve apenas para romper o silêncio, mas para analisar, refletir e aprender com a experiência vivida”.
Em relato à Rede JP, o autor e também integrante do Jornalistas Pretos deu detalhes sobre o significado da obra neste momento na sua vida e seu legado à discussão da cultura e comunicação.
“O livro discute a imposição forma de ser e de se relacionar com o outro baseado única e exclusivamente em uma dimensão instrumental, como se tudo em torno – pessoas, instituições, conhecimentos, etc – seja validado única e exclusivamente como um “insumo” para os interesses pessoais. É a internalização da ideologia capitalista, uma forma capitalista de pensar. Daí que trago experiências vivenciadas na vida pessoal e na militância em que tais atitudes foram percebidas.”
O livro é uma produção independente, editada pelo Instituto Abya Yala, e está à venda por R$35,00. Vale reforçar que os leitores que adquirirem a obra até o final de outubro, por meio do site de venda, terão direito a participar da já mencionada live com o autor no dia 8 de novembro.
Serviço
- Livro: Cultura Totalitária – a sociabilidade humana em questão
- Autor: Dennis de Oliveira
- Editora: Instituto Abya Yala
- Preço: R$35,00
- Vendas https://www.dennisoliveira.info/projects-3
- Lançamento: 15 de novembro (domingo), às 16h00
- Local: Sacrilégio Bar (Av. Pedroso de Morais, 52 – Pinheiros, São Paulo)
- Live com o autor (para compras antecipadas): 8 de novembro, às 14h.
- Contato para imprensa: dennisol@usp.br (E-mail).