Após um primeiro turno de votações, com organizações e indicados de todo o Brasil, a edição 2025 do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira abre a segunda etapa de votação e classificação, que assegurará aos vencedores o Top 50.
Realizado pela Rede JP em parceria com o Jornalistas & Cia, NeoMondo e 1 Papo Reto, o prêmio visa homenagear e celebrar nomes e instituições da imprensa e comunicação negra brasileira em um filtro especial para esta nova fase da celebração.
Entre os classificados da primeira etapa, seguem na disputa 188 jornalistas: 142 jornalistas de redação, 14 profissionais de imagem, 16 veículos liderados por jornalistas negros e outros 14 que se destacaram por suas coberturas em temas relacionados à justiça racial no Brasil.
Categorias
Além de eleger os TOP 50 Jornalistas +Admirados do Brasil, o segundo turno, definirá também os TOP 5 nas seguintes categorias: Profissionais de Imagem (foto e vídeo) e Veículos (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras).
Para votar, você precisa preencher um rápido cadastro e escolher, do 1º ao 5º colocado, até cinco opções dentre os finalistas de cada uma das categorias. Cada posição renderá uma pontuação: 100 pontos para o 1º colocado; 80 para o 2º; 65 para o 3º; 55 para o 4º; e 50 para o 5º. O resultado final será obtido da soma dessas pontuações.
Veja todos os classificados da primeira etapa no link abaixo. O prazo para votação é até o dia 30 de setembro (terça-feira). O link para votação pode ser acessado por aqui.
Edição 2025
A cerimônia está marcada para o dia 10 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, e reunirá jornalistas de todas as regiões do país.
Uma das novidades da edição 2025 do Prêmio + Admirados é a parceria com a GSS Carbono e Bioinovação, empresa especializada em projetos e comercialização de créditos de carbono, que garantirá a compensação ambiental do evento, transformando-o em um encontro “carbono neutro”.
Além da parceria, a realização conta, mais uma vez, com os patrocínios da Unilever e Uber, reforçando o compromisso com a diversidade e a sustentabilidade na comunicação.
Prêmio + Admirados
Criado em 2022 pela Rede Jornalistas Pretos, o Jornalistas&Cia e em parceria com Neo Mondo, 1 Papo Reto, o prêmio + Admirados nasceu com o objetivo de valorizar a representatividade negra no jornalismo nacional.
Desde então, é realizado anualmente, reconhecendo profissionais e veículos que se destacam tanto pela excelência da cobertura quanto pelo protagonismo de jornalistas negros em suas equipes. Em pouco tempo, consolidou-se como uma das principais iniciativas de visibilidade e reconhecimento na imprensa brasileira. Acesse fotos e registros da Rede JP e da cerimônia de 2024 através deste link.