
Coordenadora de pesquisa no Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris) apresentará encontro sobre o impacto dos sistemas de inteligência artificial hoje
Fernanda Rodrigues, mestre em Direitos da Sociedade em Rede, formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de coordenadora pesquisadora do Iris e integrante do coletivo Aqualtune Lab, será a convidada desta sexta-feira (3) em mais um dia de curso de Diversidade e Inclusão, organizado pela escola de comunicação da UFRJ em parceria com a Rede JP. A próxima reunião da iniciativa, que se iniciou em março último, falará sobre os sistemas de inteligência artificial e seus impactos na comunicação moderna e sociedade, sobretudo racializada.
A também doutoranda e especialista em estudos voltados às redes sociais destacará na aula, além das potenciais consequências diretas, desafios éticos na utilização das práticas de IA. Fernanda também traçará um paralelo entre vieses determinados que tal uso suscita com casos práticos, visando discutir e trazer reflexão de como eles influenciam decisões desiguais — em distintos sentidos — e da importância em promover a equidade e transparência na inteligência artificial.
O encontro será transmitido exclusivamente online, a partir de 13:30 da tarde, no horário de Brasília, pelo canal no YouTube da Extensão UFRJ. Por lá, estarão também sendo coletadas perguntas enviadas em tempo real, para que possam ser respondidas por Fernanda perto do término da aula.
O curso “Diversidade, Inclusão e novos formatos no Jornalismo pós-cultura digital” tem coordenação conjunta de Marcelle Chagas e Ivana Bentes. Ele contou previamente e terá outras participações nacionais e internacionais que debaterão esse tópico tão crucial para a comunicação atual e o jornalismo: a importância da diversidade na área.
Evento:
Horário: 13:30 da tarde, horário de Brasília
Ocorrência: Online
Acessibilidade: Gratuita
Duração aproximada da live: 2 horas / 2 horas e meia
Veículos de transmissão: Canal YouTube – Extensão UFRJ
Link do canal de transmissão:
Acessibilidade linguística: Verbal e em libras
Quem é:
● Fernanda Rodrigues – Coordenadora de pesquisa e Pesquisadora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS). Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Mestre em Direitos da Sociedade em Rede e Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membra do Coletivo AqualtuneLab. Tem interesse em pesquisas na área de governança e racismo algorítmicos, reconhecimento facial e moderação de conteúdo.
Curso:
● Coordenado pela professora Marcelle Chagas (UFF) e Ivana Bentes (ECO/UFRJ).
Iniciado em 8 de março; previsão de encerramento: 21 de julho.
Patrocínio:
● Secretaria de Formação, Livro e Leitura (MinC) e pelo Consulado dos Estados
Unidos, com apoio da Cátedra de Comunicação da Unesco e da Universidade