Noticias

SAVE THE CHILDREN NA AMÉRICA LATINA E CARIBE LANÇA PRÊMIO DE JORNALISMO “EGLANTYNE JEBB”

Save the Children na América Latina e no Caribe, com o apoio da Associação Interamericana de Imprensa e da Fundação Gabo, lança o Prêmio de Jornalismo “Eglantyne Jebb”. O prêmio busca reconhecer e promover o jornalismo que dá voz às crianças e adolescentes da região, colocando seus interesses, situações, problemas, efeitos e histórias na agenda pública. 

Jornalistas que publicam notícias na América Latina e no Caribe com foco em migração e deslocamento, retorno seguro à escola, redes seguras e famílias resilientes e mudanças climáticas podem participar deste prêmio.
 

A Save the Children premiará os melhores trabalhos jornalísticos que dão voz às crianças e adolescentes no rádio, na televisão, na mídia digital e impressa. O trabalho de seleção dos melhores trabalhos ficará a cargo de um júri composto por: Leonor Mulero, Presidente da Comissão de Premiação da Associação Interamericana de Imprensa e Diretora de Opinião da GRF Media; Nelly Luna, Cofundadora e Editora Geral do OjoPúblico; Marcelo Franco, Jornalista e Professor da Fundação Gabo e Editor Geral do DiarioAR e Victoria Ward, Diretora Regional de Save the Children América Latina e Caribe.

Victoria Ward, Diretora Regional da Save the Children na América Latina e Caribe, destaca:

“Com o Prêmio Eglantyne Jebb de Jornalismo, buscamos aproximar as redações dos temas que estão impactando a vida das crianças e adolescentes da região. Para nós, é prioritário que suas vozes sejam ouvidas e que, ao divulgar suas realidades, seus direitos sejam afirmados e sejam geradas mudanças positivas em suas vidas. Convido os jornalistas da região a participar deste concurso e a divulgar cada vez mais esses temas.”

As matérias participantes devem ter sido publicadas em um meio de comunicação latino-americano e caribenho entre 1º de junho de 2022 e 20 de novembro de 2022. As regras do prêmio e mais informações sobre como se inscrever podem ser encontradas no site: https://www.periodismosavethechildren.org/

A organização chamou este prêmio de “Eglantyne Jebb” em homenagem à ativista social britânica, fundadora da Save the Children, que, além de criar uma das principais organizações na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, também escreveu a primeira Declaração dos Direitos da Criança em 1924, texto que foi a base da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Sobre Save the Children 

Save the Children é uma organização internacional presente em mais de 120 países, que visa garantir que crianças e adolescentes tenham um futuro melhor. Trabalhamos na América Latina e no Caribe, e em todo o mundo, para garantir os direitos das crianças à saúde, educação e proteção contra a violência. Garantimos que suas necessidades sejam atendidas e suas vozes sejam ouvidas. Fazemos o que for preciso para que crianças e adolescentes, todos os dias e em tempos de crise, transformem suas vidas e o futuro que compartilhamos.

 

Back to list

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.