A Rede Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) junto ao Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação da UFRJ, anuncia o lançamento do e-book “DIVERSIDADE, INCLUSÃO E NOVOS FORMATOS NO JORNALISMO PÓS-CULTURA DIGITAL”. Gratuito e que será disponibilizado em nosso site para download, o e-book reúne conteúdos abordados no curso homônimo, realizado pela Rede JP e pelo Pontão da ECO entre março e setembro de 2024.
O e-book será lançado em um evento especial, online, em transmissão ao vivo. A live de lançamento do e-book “Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura Digital” acontecerá no próximo dia 5 de novembro (quarta-feira), às 18h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal da Extensão UFRJ no YouTube. O evento reunirá Ivana Bentes, professora titular da UFRJ, pró-reitora de extensão da UFRJ e presidenta do FORPROEX, Marcelle Chagas, coordenadora-geral da Rede Jornalistas Pretos (Rede JP) e Kelvyn Araujo, jornalista da Rede JP.
A mesa vai discutir os bastidores da publicação e os caminhos do jornalismo contemporâneo diante da cultura digital, da diversidade e das ferramentas de equidade e inclusão.“O lançamento deste e-book é mais um passo fundamental na nossa missão de levar o conhecimento sobre comunicação e diversidade para todos, quebrando as barreiras tradicionais do acesso acadêmico e fomentando um jornalismo que de fato represente as demandas da sociedade brasileira e mundial”, destaca Marcelle Chagas, coordenadora da Rede JP.
“O e-book traz os resumos das conferências, mentorias e temas de debates com ênfase para as questões da diversidade nos novos ecossistemas midiáticos e de comunicação. Traz muitas referências teóricas e boas práticas no jornalismo e na cultura digital”, sublinha Ivana Bentes, professora e pesquisadora da UFRJ.
Sobre o ebook
Gratuito e disponível para download pós-evento, o e-book “Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura Digital” reúne experiências nacionais e internacionais em torno da diversidade, da inovação e dos novos formatos do jornalismo atual.
A publicação reúne conteúdos do curso homônimo, realizado pela Rede Jornalistas Pretos e pelo Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ entre março e setembro de 2024, na Escola de Comunicação da UFRJ. Entre os profissionais que participaram das aulas e assinam os capítulos estão Luciana Barreto, Dennis de Oliveira, Sara M. Lomax, Rosane Borges, Johanna Monagreda, Deivison Faustin, Ivana Bentes, entre outros nomes de destaque do jornalismo brasileiro e internacional.
O e-book aborda temas centrais da comunicação contemporânea, como
• Discurso de ódio nas redes (Luciana Barreto)
• Comunicação nas Américas (Dennis de Oliveira)
• Diversidade de gênero (Rosane Borges)
• Colonialismo digital (Deivison Faustino)
• Acessibilidade na comunicação (Larissa Pontes)
O projeto foi realizado pela Rede JP em parceria com o Pontão da ECO, com patrocínio do Consulado dos Estados Unidos no Brasil e apoio institucional da Cátedra UNESCO de Comunicação e do Ministério da Cultura do Governo Federal. A organização geral do e-book foi realizada por Marcelle Chagas e Kelvyn Araujo, e a coordenação do curso foi realizada por Ivana Bentes.
Serviço
EVENTO – Live de Lançamento do e-book “Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura Digital”
Data e hora: 5 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 18h (horário de Brasília).
Transmissão: