Na última segunda-feira (14), a Rede Jornalistas Pretos esteve presente no ato de desagravo em defesa da jornalista Luciana Barreto, realizado no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), na capital Fluminense. O evento reuniu entidades do movimento negro, organizações de combate ao racismo, jornalistas e representantes de instituições como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em um gesto coletivo e de solidariedade e resistência contra os ataques racistas sofridos por Luciana.
A manifestação foi uma resposta à onda de agressões e ameaças dirigidas à jornalista, redatora e apresentadora do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, após críticas feitas a uma declaração racista proferida pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. Desde o ocorrido, Luciana foi alvo de ofensas nas redes sociais.

Durante a cerimônia, que lotou o auditório do Sindicato, Luciana fez um discurso emocionado e firme, relembrando sua trajetória e denunciando o racismo estrutural que põe em cheque constantemente a presença de pessoas negras em espaços de destaque:
“O que esses racistas buscam é tirar as pessoas que lutaram, trabalharam duro, do lugar que conseguiram chegar (…). Mas, que fique claro: o lugar onde estou foi conquistado. E de forma honesta. E eu não vou sair daqui.”
O evento contou com falas de diversas lideranças, entre elas Marcos Gomes (ABI), Valdice Gomes (Conajira/Fenaj), Andrea Matos (CUT), e a deputada estadual Renata Souza, além de representantes da própria Empresa Brasil de Comunicações. A empresa, representada pelo jornalista Maurício de Almeida, reafirmou o compromisso com a proteção de sua colaboradora:
“A direção da EBC repudia as agressões racistas contra a jornalista Luciana Barreto. Não mediremos esforços no apoio a Luciana e punição aos responsáveis por esses atos deploráveis.”

A Rede Jornalistas Pretos, em nota, salientou a importância do ato de desagravo e sua representatividade.
“Mais uma vez, a Rede de Jornalistas Pretos manifesta o seu apoio e solidariedade à Luciana Barreto, reafirmando a importância de promover uma comunicação inclusiva, plural e antirracista em que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.”
O ato também foi transmitido ao vivo pelo canal do Sindicato do Jornalistas no Rio de Janeiro no YouTube, marcando mais um passo na mobilização de profissionais da comunicação contra o racismo e em defesa da liberdade de expressão e do direito à dignidade. Assista a íntegra abaixo:
Galeria de fotos
Todas as fotos são do fotógrafo Nando Neves.


























