A Rede Jornalistas Pretos em parceria com a Indique Uma Preta promoverá nesta semana um encontro online que discutirá o futuro e a constante transformação da comunicação na América Latina. Intitulado “A diversidade como catalisadora da transformação e o papel da América Latina no atual contexto global”, o debate ocorrerá na próxima quarta-feira (16), às 18h30, virtualmente.
Além de incorporar discussões fundamentais para quem atua ou se interessa por comunicação e justiça social, o encontro trará temas específicos para os profissionais da comunicação como:
• Análise das principais notícias e iniciativas que impactam a diversidade e a inclusão na comunicação;
• As fake news: como identificar e combater a desinformação;
• Chances, tendências e observações de avanços e a força da América Latina como potência criativa no cenário global para o presente e futuro.
Quem participa?

Participam do encontro as jornalistas Eliane Almeida e I’sis Almeida. Integrante da Rede JP, Eliane é doutora em Mudança Social e Participação Política e Mestre em Processos Comunicacionais. Também atua como pesquisadora em epistemologias decoloniais, cultura e territorialidade pelo Celacc/ECA-USP e CLACSO e integra movimentos de mulheres negras e atua como ativista pelos Direitos Humanos na ONU.

Já I’sis Almeida é diretora executiva do portal Black Mídia, startup de jornalismo e design de soluções voltada para mulheres e juventude negra. Com sede em Salvador e acelerada pelo Google News Initiative, a iniciativa tem como missão garantir informação e representação para públicos frequentemente marginalizados. Ela também lidera o podcast Se Organiza, Bonita e é cofundadora da N’Zila, agência de conteúdo audiovisual.
Sobre o evento
Conforme frisado, o evento é online. O acesso é enviado por e-mail após a imediata inscrição, que pode ser feita através deste link. A coordenadora geral da Rede JP Marcelle Chagas, também participará como co-host do debate, trazendo apontamentos e discussões com as convidadas junto a Amanda Abreu, da Indique Uma Preta, que estará na mediação. Espaço para dúvidas e perguntas em tempo real serão abertos ao cursar da live.
Sobre a parceria, Marcelle ressaltou a importância do encontro e da temática apresentada.
“Acho que o encontro vale, tanto quanto a parceria, como um espaço de fortalecimento da comunicação, principalmente a respeito das tendências, os contextos de transformação e a questão da empregabilidade.”

Sobre a Indique Uma Preta
Fundada em 2016, a Indique Uma Preta é um coletivo empresarial de promoção de espaços e oportunidades através da capacitação e educação de empresas, com o objetivo de potencializar a empregabilidade e capacitação da população negra, especialmente feminina.
Em quase uma década de atuação, esteve e está em colaboração para pesquisas, artigos, parcerias em projetos, workshops, entre outras atividades em parceria com mais de 70 organizações, incluindo a Rede Jornalistas Pretos, Ambev, o grupo Meta, The Nature Conservancy, Eleva Educação, entre outras.