A parceria entre a Rede Jornalistas Pretos e o Pré Coppead, iniciativa de preparação ao mestrado em Administração da UFRJ, vem se consolidando como uma ferramenta concreta de inclusão racial no meio acadêmico de excelência. Nesta semana foi divulgada a aprovação para a turma de 2025 de uma das profissionais inscritas por seleção aberta através da Rede JP.
Luana Clara, jornalista e uma das diversas profissionais que participaram do concorrido processo seletivo, foi aprovada com bolsa integral para a turma, que já se encaminhará para o mestrado no próximo ano. Ela, administradora, palestrante e integrante fundadora da LaPresse Comunicação e líder de comunicação e estratégia da Condo News, destaca o impacto transformador da oportunidade.
“Estudar para entrar no mestrado já era uma prioridade para mim em 2025. Então, quando tomei ciência dessa parceria do Jornalistas Pretos com o Pré-Coppead foi como um: ‘vai que é tua’. E literalmente era pois é um preparatório focado na inclusão de mulheres e pessoas negras em um espaço de tão difícil acesso que é o mestrado, e que ao mesmo tempo abre tantas portas. Além disso, durante o processo seletivo pude conhecer mais sobre a Coppead e a metodologia implementada, o que me deixou ainda mais animada pois está alinhado a minha visão de como pensar em negócios. Por conta disso tudo, acredito que as portas abertas pelo Jornalistas Pretos adicionadas ao suporte do Pré-Coppead tornará essa jornada rumo à admissão mais assertiva.”

Outros dados gerais
A seleção da turma de 2025 contou com um total de 60 aprovados, entre os quais 63%, mais da metade, se autodeclaram pretos ou pardos. Ao todo, 30 bolsas integrais foram distribuídas para cobrir os custos das provas GMAT, ANPAD e TOEFL — exames exigidos para o processo seletivo do mestrado. Entre os bolsistas, o número de contemplados negros aumenta, chegando a 70%, enquanto os demais 30% incorporam perfis sociais de outros grupos sub-representados.
A coordenação do Pré-Coppead, em comunicado, enfatizou a relevância da parceria:
“A parceria com a Rede de Jornalistas Pretos reforça o compromisso do Pré-Coppead com a promoção da equidade racial e a valorização de vozes negras na construção de narrativas transformadoras. Juntos, ampliamos o alcance de iniciativas que abrem portas para talentos diversos nos espaços de liderança e excelência acadêmica.”
O estado do Rio de Janeiro concentrou o maior número de aprovados, seguido por São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, revelando o alcance nacional da iniciativa e seu potencial de transformação social.
A parceria da Rede JP e Pré-Coppead segue comprometida em conectar seus profissionais a oportunidades estratégicas como essa — que não apenas qualificam, mas pavimentam caminhos reais para que vozes negras ocupem espaços de decisão e protagonismo.