Na noite da última quinta-feira (27), a Rede Jornalistas Pretos junto ao Instituto de Referência Negra Peregum recebeu jornalistas, comunicadores e ativistas para o lançamento do seu livro digital “Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital”. O evento marcou um passo importante na construção de uma mídia mais inclusiva e consciente. Com apoio de diversas instituições e de acesso gratuito online, o Manual tem como objetivo fornecer diretrizes essenciais para combater o racismo no ambiente digital e fomentar uma comunicação mais ética e responsável.
Destinado a jornalistas, estudantes, influenciadores e organizações, seu material serve tanto a profissionais experientes quanto a novos comunicadores, oferecendo estratégias práticas para enfrentar os desafios da comunicação digital contemporânea.

E para marcar o lançamento no evento, foi organizada uma mesa de discussão, que reuniu especialistas da comunicação em distintas áreas da mídia antirracista e refletiu sobre os desafios e legados da construção da comunicação inclusiva no digital. Além da jornalista e ativista Marcelle Chagas, coordenadora geral da Rede JP, estiveram presentes Flávia Lima, editora de diversidade da Folha de São Paulo; Lívia Lima (cofundadora da Agência Mural e do Nós, Mulheres da Periferia), Cinthia Gomes (Diretora Institucional e cofundadora da Agência Mural) e Pedro Borges (cofundador do Portal Alma Preta). Também esteve, em participação por vídeoconferência, Denise Mota, uma das autoras do ebook, e também parte da Rede JP e colunista da Folha e editora da Agência France Press.
Assuntos tratados e suas devidas importâncias

Durante a mesa, os participantes abordaram temas como a necessidade de representatividade na mídia digital e o impacto de uma comunicação responsável na luta pela equidade racial. Além disso, foram tratados pormenores das desigualdades e práticas racistas ocorridas na produção de conteúdo hoje e de como são fundamentais para a transformação do ambiente digital o conhecimento e ampla discussão do antirracismo e meios de como aprimorar a inclusão no mundo atual e futuro dentro da comunicação.
Sobre o ebook e sua importância, Denise ressaltou: “Precisamos sair do terraplanismo racial para voltar a conversar de forma informada, com base em conceitos sólidos”. Marcelle complementa refletindo a multidiversidade do material e sua perenidade. “O mais importante é que o ebook não é apenas para quem trabalha com jornalismo. É para quem trabalha com a comunicação. Buscamos amplificar essa conversa com boas práticas no ambiente digital que reverbera também no ambiente offline.”
Lançamento do projeto GriôTech

Outro destaque da noite foi a apresentação do GriôTech, um projeto desenvolvido pelo Instituto Peregum em parceria com a Mozilla Foundation. Inspirado em nome pelo papel ancestral do Griô, figura tradicional africana responsável por preservar e transmitir conhecimentos. O GriôTech busca criar um ambiente digital inclusivo, unindo tecnologia, inteligência artificial e inovação colaborativa ao fortalecimento das práticas culturais e dos saberes das comunidades negras e periféricas.
A iniciativa pretende discutir e implementar práticas antirracistas no meio digital, combatendo desafios como a exclusão tecnológica e a marginalização de vozes negras no ambiente online. O objetivo é garantir autonomia e desenvolvimento sustentável para essas populações, reconhecendo que a digitalização tem reproduzido e, em alguns casos, aprofundado as desigualdades sociais.
O evento, encerrado com um coquetel de confraternização, foi celebrado como um passo fundamental no marco para o fortalecimento de práticas comunicacionais antirracistas no Brasil pelos presentes, que em um espaço intimista, mas cheio, puderam discutir e serem testemunhas de um momento importante no caminho da inclusão.


Sobre o ebook “Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital”
O ebook “Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital” pode ser acessado pelo site da Rede Jornalistas Pretos, onde será entregue diretamente para o e-mail do solicitante imediatamente após a confirmação do envio. O livro digital é da autoria de Marcelle Chagas e Denise Mota, com pesquisa adicional de Verônica Lima, Kelvyn Araujo e arte e diagramação de Luiza Braga.

O manual reúne desde glossário exclusivo de termos até análises de cases e também tópicos diretos explicativos da construção de ferramentas na comunicação digital para empresas, processos jornalísticos e também agências de conteúdo e de notícias.
A publicação — parceria da Rede junto com o Instituto Peregum — tem apoio da Cátedra de Comunicação da UNESCO e Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Labic/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).