A Rede de Jornalistas Pretos manifesta seu mais profundo repúdio aos ataques racistas direcionados à jornalista e apresentadora do Repórter Brasil Tarde, na TV Brasil, e parceira da nossa Rede, Luciana Barreto. As ofensas ocorreram nesta quarta-feira (19), após Luciana comentar a fala do presidente da Conmebol sobre a participação do Brasil na Libertadores, marcada por uma comparação extremamente infeliz feita pelo dirigente.
Divergências de opinião são parte do debate democrático, mas o racismo é inadmissível e jamais pode ser normalizado ou tolerado sob qualquer circunstância.
Luciana Barreto é uma profissional brilhante, reconhecida nacionalmente por seu compromisso com o jornalismo e com a luta antirracista. Eleita uma das jornalistas negras mais admiradas do Brasil, ela é uma referência essencial para a comunicação comprometida com a diversidade e a justiça social.
Expressamos nossa total solidariedade a Luciana Barreto, uma grande parceira da nossa Rede. Este lamentável episódio reforça a urgência de seguirmos firmes na defesa da igualdade racial na comunicação e no combate intransigente ao racismo em todas as suas formas — hoje, amanhã e sempre.
Rede de Jornalistas Pretos