O programa de capacitação e formação na área do Audiovisual, Narrativas Negras, é uma iniciativa do Instituto GUETTO, através do seu programa de formação Escola Ponte Para Pretxs. O projeto disponibiliza 30 vagas exclusivas para pessoas negras e indígenas moradores de favelas ou comunidades do Rio de Janeiro.
Realizado após aprovação no Edital da Rio Filmes, o programa visa aumentar as chances de pessoas negras e indígenas no mercado de trabalho por meio do conhecimento no audiovisual. Segundo IBGE, em 2024 a taxa de desemprego foi de 6,4% no terceiro trimestre. No entanto, a mesma taxa foi de 7,6% para pretos e 7,3% pardos.
O treinamento tem duração de 3 meses, com atividades híbridas e ajuda de custo para os encontros presenciais. A aula inaugural será presencial no dia 10 de março, em local a definir. Todos os interessados podem realizar a inscrição até o dia 24 de fevereiro através deste link. Caso as vagas não sejam preenchidas, ficarão disponíveis ao público de pessoas negras em geral considerando os demais critérios de seleção.
Escola Ponte para Pretxs
A Escola Ponte Para Pretxs é um programa educacional fundado em 2019 pelo Instituto GUETTO que visa capacitar pessoas de grupos sub-representados para o mercado de trabalho. Oferecido de forma gratuita para todo Brasil através do ensino EAD, o programa disponibiliza cursos nas áreas de idiomas, tecnologia, educação executiva e habilidades socioemocionais.