O Dia de Doar é uma iniciativa que nasceu em 2012, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a cultura da generosidade e da doação em prol de organizações da sociedade civil. Outros países adotaram a data ao longo dos anos e atualmente mais de 90 fazem parte dessa mobilização anual por um mundo melhor e mais justo. Em poucos anos, o Giving Tuesday, como é conhecido nos Estados Unidos, tornou-se um movimento global com centenas de milhões de participantes.
Em outros países, o movimento é chamado de Giving Tuesday (Terça-feira da Doação em português), porque acontece na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças, feriado comemorado nos EUA, Canadá e nas ilhas do Caribe para agradecer pelas bênçãos do ano. A escolha da data também é uma resposta ao consumo incentivado por campanhas como a Black Friday e a Cyber Monday, que ocorrem no mesmo período.
Embora a palavra doar esteja muito associada a questões financeiras, o movimento estimula diferentes tipos de doações. É possível contribuir com a iniciativa, por exemplo, cedendo espaço para que organizações sem fins lucrativos ou comunitárias realizem suas ações, fortalecendo a divulgação das campanhas, convidando outras pessoas para doar ou realizando atividades como voluntário.
Dia de Doar no Brasil
No Brasil, o movimento foi realizado pela primeira vez em 2013, uma ano após a edição americana, no ano seguinte o país passou a fazer parte oficialmente das campanhas. A mobilização brasileira é organizada e liderada pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. No entanto, todas as organizações têm autonomia para criar e gerir suas campanhas e formas de doação.
Em 2023, foram arrecadados R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) por meio de plataformas digitais e R$ 5.853.318,00 (cinco milhões, oitocentos e cinquenta e três mil, trezentos e dezoito reais) em doações diretas para organizações do Dia de Doar. Além disso, 39.902.867 (trinta e nove milhões, novecentos e dois mil, oitocentos e sessenta e sete) pessoas foram alcançadas nas redes sociais, 92 campanhas foram realizadas e 25 cidades aprovaram projetos de lei relacionados.
Toda doação faz a diferença
As doações são o meio que organizações do terceiro setor que apoiam diferentes causas conseguem se manter e realizar suas ações. É através delas que essas organizações conseguem financiar projetos, desenvolver iniciativas e impactar comunidades. Cada contribuição, seja financeira, em bens ou voluntariado, é fundamental para manter essas organizações atuantes e transformar vidas.
Apoie a Rede de Jornalistas Pretos
A Rede de Jornalistas Pretos atua desde de 2018, promovendo a diversidade e a inclusão no jornalismo. A organização global é formada por profissionais da comunicação negros e negras do Brasil e do mundo, comprometidos em construir um cenário comunicacional inclusivo, diverso e com pluralidade de vozes.
A iniciativa realiza a capacitação de jornalistas negros através de oficinas, workshops, cursos e eventos, além de oferecer bolsas de estudo e realizar outras ações que fortalecem a comunidade negra na comunicação.
Sua contribuição é essencial para dar voz a histórias e perspectivas diversas. Doe via pix: jornalistaspretos@gmail.com e apoie a missão da Rede JP.
Leave A Comment