A Rede Jornalistas Pretos anuncia nesta quinta-feira (28) a participação em mais uma parceria institucional de impacto no jornalismo brasileiro. Em colaboração no projeto de mestrado do jornalista e comunicador Yago Raphael Massuqueto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a JP ajuda a realização de uma importante pesquisa: a carreira e representação dos profissionais negros de mídia jornalística no Brasil.
O estudo busca aprofundar e delinear os perfis dos jornalistas negros no Brasil, analisando as múltiplas dimensões que afetam suas carreiras e suas posições no mercado de trabalho, geral e dentro da comunicação. Inspirada em pesquisas anteriores sobre o Perfil dos Jornalistas Brasileiros — tanto em edições de repercussão ocorridas em 2013 e 2021 —, visa compreender as condições de mercado, os desafios enfrentados e as oportunidades disponíveis para esses profissionais.
O objetivo principal é identificar condições de discriminação racial, sub-representação em posições de destaque e barreiras para o avanço na carreira, além de evidenciar as estratégias de resistência e iniciativas adotadas para promover a inclusão e diversidade no espaço jornalístico. Em resumo, a pesquisa toca em três tópicos primordiais: representação dos negros na imprensa; perfil dos jornalistas negros; e a carreira dos profissionais.
A coleta destes dados se dará sob duas frentes: através do preenchimento de um formulário, presente neste link. E através de “entrevistas semiestruturadas”, que ocorrerão online com os jornalistas dispostos a relatar suas experiências e que preencherão o formulário.
As entrevistas, breves e de maior expressividade pessoal por parte dos jornalistas que aceitarem, contarão com o objetivo de aprofundar temas como desafios atuais enfrentados no mercado de trabalho entre outros, incluindo primordialmente as barreiras na progressão profissional e acesso a cargos de liderança e impactos do racismo estrutural nas rotinas e condições de trabalho.
Os relatos pessoais desses profissionais são fundamentais para corroborar e enriquecer os
dados quantitativos da pesquisa, uma das mais aprofundadas no país hoje sobre o tema.
Sobre o levantamento e a análise, Yago ressalta a importância da pesquisa.
“A minha pesquisa é sobre o Perfil e Carreiras de Jornalistas Negras e Negros no Brasil, fazendo um apanhado das pesquisas que já trouxeram essa temática e contrastando os dados com trabalhos acadêmicos que tratam da realidade de jornalistas negras e negros no mundo. A missão agora é encontrar jornalistas negros e negras que tenham interesse em contribuir com essa pesquisa cedendo entrevista onde o objetivo seria falar de suas experiências no jornalismo, tratando das diversas dimensões que afetam a carreira destes profissionais. Isso vai ajudar a identificar aspectos que moldam a realidade da categoria, que precisa de uma análise séria. Tenho certeza que essa pesquisa vai contribuir para pensarmos a realidade de jornalistas negros e negras no nosso país e abrirá ainda mais possibilidades para a pesquisa acadêmica sobre o tema futuramente.”
Reiterando aos jornalistas interessados em conceder relatos: o contato será dado diretamente através do preenchimento do formulário, recomendado a todos preencherem — até os que não necessariamente puderem fazer a “entrevista semiestruturada” proposta. Isto porque as respostas coletadas, obviamente, servirão para base dos dados da pesquisa.
O outro meio de contato, para além do formulário, direto à Yago, para tiragem de dúvidas ou para até mesmo uma entrevista para com o jornalista se dá pelo email: yagivolk@gmail.com, especificando no assunto “Pesquisa – Perfil do Jornalista Negro” do que se trata.
Leave A Comment