Nos próximos dias 20 e 22 de novembro de 2024 será realizado o “II Consciência Negra no Exterior”, evento que marca exaltação e celebração da cultura afro-brasileira e de ações em distintas áreas que promovem a diversidade racial. Além da criação de debates sobre justiça racial, serão mostrados — com a participação de acadêmicos, ativistas, artistas, escritores, e líderes políticos — a importância e legado da negritude para a sociedade em estudos, música, teorias acadêmicas, escrita, esportes, saúde, entre muitos outros pontos.
Realizado no Consulado Brasileiro em Nova York e na Universidade Columbia com a colaboração do Kilomba Collective e da Afro Brazilian Alliance, a celebração será dividida em três pontos de conscientização e troca nos dias e locais: conversas, painéis de discussão e apresentações artísticas. Eles, que apresentarão em suas sessões temas como raça, comunidade e identidade cultural da população negra, têm como principal objetivo a promoção do entendimento sobre os legados da cultura negra e a importância da justiça racial, além da inspiração de ações por parte dos acompanhantes.
Os paineis exibirão detalhadamente os seguintes assuntos e apresentações, contando com as definidas participações especiais:
Black Talk – Espaço reservado para conversas e trocas de experiências sobre saúde, direitos e a experiência negra. Entre algumas das participações está a do mestre de capoeira João Grande, um ícone cultural e guardião da tradição afro-brasileira.
Painéis de Discussão – Especialistas discutirão temas como reparação histórica,educação antirracista e a intersecção de raça e gênero. Entre os convidados especiais estão Dra. Vânia Penha Lopes, Dra. Deadria Farmer e Mirella Rocha.
Apresentações Culturais – Shows, pocket-shows e apresentações musicais e artísticas. Artistas como Isabela Adão estarão neste stand e trarão a essência da música e da dança afro-brasileira para Nova York.
Entre alguns dos outros nomes que participarão do evento estão o de Nina Stanis, uma referência na área de fotografia, que possui em seu currículo trabalhos para empresas, eventos e festas e que já coordena curso com mais de 700 alunos em todo o mundo; Antônio Isuperio, ativista de direitos humanos e representante do Brasil na Anistia Internacional; e Rosa Silvaleriano, modelo, especialista em turismo e criadora de conteúdo em bem-estar e saúde na terceira idade.
Junto à também participação de Clélia Prestes, diretora da Mátria e especialista em saúde, relações raciais e de gênero e psicóloga, o evento contará com a apresentação de Inês Ferreira, idealizadora do painel Black Talk, líder comunitária e comunicadora, e entrevistas da própria junto à Edson Cadette, jornalista do portal Afro e Web TV Madureira e correspondente em Nova York desde 1990. Cadette também fará a transmissão do evento em tempo real através de sua conta no Instagram, cujo link é este.
Sobre o painel Black Talk e a importância do evento, Inês ressalta:
“Para mim é uma honra. Estar fazendo parte desse desse evento idealizando o Black Talk em primeira edição dentro do Consulado e colocar dentro da agenda do evento da Consciência Negra, que já tá na segunda edição é de uma honra gigantesca. E nessa edição, participando da organização e podendo trazer grandes nomes como o mestre João Grande e outros poder entrevistá-los, homenageá-los, especialmente o João, é muito, muito lindo. Espero que as pessoas possam ver que o que a gente é é porque tem uma geração que veio antes da gente. Guardiões. É muito importante conectarmos às pessoas esses legados, isso que constrói a história da comunicação negra também. Ela é uma ferramenta nossa, a ancestralidade, e é por isso que é importante a gente mostrar e trazer essas figuras históricas que compõem o hoje e quem nós como comunicadores somos. Pois a referência cultural perpassa áreas, assuntos. E é isso que devemos passar. É a história através da gente e da nossa perspectiva. Mostrar ao povo preto a história e o legado do povo preto que fez quem ele ser o que é. Indescritível.”
O evento terá entrada franca e os ingressos, para os que puderem ir, estão disponíveis neste link para ambos dias.
A celebração também reforça o compromisso do Consulado Brasileiro com a preservação e promoção da diversidade cultural. Em comunicado, a ministra Marisol diz: “Estamos comprometidos em preservar e celebrar o patrimônio afro-brasileiro. Nosso Consulado tem orgulho de apoiar iniciativas que ampliam o entendimento cultural e a união.”
Leave A Comment