Nesta segunda-feira (18), se iniciou o segundo dia de Humanity Summit 2024, no Brasil. Sediado no Rio de Janeiro, um dos maiores fóruns globais sobre justiça social, inovação e diálogo intercultural e parte da agenda do G20 Social começou no último dia 17, domingo, e tem programação até o próximo dia 20.
Realizado na histórica Casa Zumbi, a Fundação Casa Rui Barbosa; e no inovador Espaço Futuros, em dois palcos, o Summit reunirá líderes de diversas áreas para debater soluções inclusivas e sustentáveis para os desafios globais. A Rede Jornalistas Pretos é uma das parceiras do evento e teve neste segundo dia de programação um nome de peso representativo em um dos painéis do evento: a coordenadora geral e líder da iniciativa Marcelle Chagas.
Ela esteve, junto a uma série de outros convidados, como uma das principais painelistas de um dos vários centros de discussão realizados pelo Humanity Summit no palco Marielle Franco nesta segunda. O assunto não poderia ser mais pertinente: o acesso à informação como pilar da democracia no mundo contemporâneo.
O painel da democratização do mundo contemporâneo e pontos trazidos
Discutindo desafios, características e tendências da mídia hoje como garantidora de direitos ou demandas da população, o painel desenvolveu um debate rico e imersivo sobre como e a que nível a comunicação deve prestar contas à democracia brasileira e mundial.
Foto de Marcelle junto à André Botelho, Suellen Rodrigues, Xavier Buck, Juliana Souza e Priscilla Transmontano (esquerda-direita)
Além de analisar este tópico e o balanço para se ter uma mídia mais transparente e inclusiva ao mesmo tempo que combate a desinformação e ataques anti-democráticos, o centro de discussão ouviu dúvidas, perguntas e apontamentos dos presentes, que assistiram ao encontro em entrada franca, cujos ingressos podem ser obtidos através deste link para os próximos dias.
Nomes de peso acompanharam Chagas no painel, como Hunter Adams, Bruna Benevides, Flávio Lino, Jennyffer Bekoy Tupinambá, Andre Botelheiro e Marta Celestino. A íntegra do debate pode ser vista na parte inicial da live abaixo do próprio canal do Humanity Summit, que transmite todos os centros de discussão de cada um dos dias. Abaixo está as transmissões do palco Marielle Franco e no próprio canal estão disponíveis as do Frantz Fanon Stage.
Panorama geral do dia no Humanity Summit
Participação de Marcelle falando no debate. Ela é a segunda da direita para a esquerda.
A terça feira foi marcada pela temática “Justiça Econômica e Social, Direitos Humanos e Acesso à Arte na Mídia” onde os centros de discussão debatem o equilíbrio entre a conquista de maior acessibilidade e garantia social entre a população brasileira e mundial e o papel oriundo da comunicação e da mídia em perceber de que forma estes objetivos devem ser cumpridos. Em debates que analisam negritude, transparência midiática, políticas de equidade social e afins, o Humanity Summit promove uma discussão multidimensional e ao mesmo tempo aprofundada sobre o hoje e o futuro da justiça social.
Marcelle Chagas participará de um outro painel: “Narrativas de Nós: Os Não Vistos”, que também abordará a invisibilidade da população negra em representação na mídia e em suas pautas, além de trazer discussões sobre como produzir e tornar os “não vistos” como não só parte de uma comunicação calcada em justiça social como protagonistas dela.
Além dela, estarão presentes Marina Vieira, Teresa Lampreia, Fredrika Newton, Paula Macedo Weiß, Jennyffer Bekoy Tupinambá, Patrick Vernon e Bruno Batista. A previsão de início para a transmissão é por volta das 17h da tarde (horário de Brasília). A programação completa, em ambos palcos e para todos os dias do evento pode ser conferida por este link.
Leave A Comment