Rotas Afro abre o Festival no sábado e no domingo o encerramento fica por conta da Funmilayo Afrobeat Orquestra e Ruffneck Sound System
A Estação Cultura de Campinas será palco da 3ª edição da Virada Afro Cultural, que começa neste sábado (2), às 08h da manhã com um roteiro turístico pelos corredores culturais pretos da cidade de Campinas. As atrações de música, teatro, poesia, exposições, gastronomia e artesanato abrem às 10h15 na Estação. Às 20 horas, o rapper Rincon Sapiência sobe ao palco e encerra o dia de evento às 22 horas. No domingo (3), a programação começa também às 10h15 e segue até as 22h com Funmilayo Afrobeat Orquestra às 18h30 e em seguida Ruffneck Sound System fechando o Festival.
Rotas Afro
O projeto de afroturismo fundado em 2019 pela guia de turismo e produtora cultural Julia Madeira, em parceria com o professor Guilherme Oliveira, Malú Santana, Iasmim Odahra e outros colaboradores e colaboradores tem como objetivo compartilhar as histórias e a cultura afro-brasileira por meio de caminhadas turísticas e culturais nas cidades de Piracicaba, Campinas, Vinhedo e Rio Claro, todas no interior do Estado de SP. Com roteiros cuidadosamente elaborados, as caminhadas conduzem os participantes por uma jornada fascinante, que revela aspectos muitas vezes negligenciados da história afro dessas cidades. Desde os quilombos até as manifestações culturais, passando por personalidades negras e marcos históricos, cada roteiro é projetado para proporcionar uma experiência enriquecedora, educativa e transformadora, revelando as histórias que moldaram comunidades, celebrando a diversidade cultural e honrando a contribuição da comunidade negra desses locais.
Atrações
Com a temática “Construindo um Quilombo na Cidade das Andorinhas”, o evento terá artistas solos, grupos e coletivos pretos e afro-indígenas, em mais de 20. Além disso, a Virada Afro Cultural terá uma feira Afro Literária, com autoras, autores, mestras, mestres e artistas negros de Campinas e região metropolitana, uma Feira de Economia Afro Criativa e uma praça de alimentação afro referenciada montada durante os dois dias de evento para atender os visitantes.
A Estação Cultura de Campinas tem acessibilidade arquitetônica parcial para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O evento é totalmente gratuito e a indicação etária das atrações é livre para todas as idades.
Confira a programação completa aqui.
Leave A Comment