Uma iniciativa da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, amanhã (19 de outubro) serã realizado o Iº Simpósio Pacto das Pretas, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. De 9 às 18h serão feitas palestras, media training e gravações com a embaixadora Lu Barreto. Serão também abordadas as responsabilidades das redes sociais na moderação de conteúdos de ódio e estratégias para construção de planos de comunicação antirracista.
O evento será o marco no início da jornada com a embaixadora 2024/2025, visando o fortalecimento na estratégia e trajetória de dois anos do coletivo, que surgiu para combater desigualdades e promover a inclusão de mulheres negras em posições de liderança no mercado de trabalho. Sobre o coletivo, o Pacto das Pretas é uma iniciativa da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, nascida a partir do Iº Fórum Pacto das Pretas, realizado em julho de 2022.
Com o objetivo de potencializar a implementação do Protocolo ESG Racial, a iniciativa traz a equidade racial ao centro das discussões econômicas e sociais, promovendo o protagonismo das mulheres negras. Suas 25 participantes são especialistas, analistas e executivas atuando em setores como economia, cultura, mercado financeiro, educação e ESG, e têm como missão combater os desafios enfrentados pelas mulheres negras no mercado de trabalho, garantindo sua representatividade em posições de liderança.
O manifesto do Coletivo Pacto das Pretas defende um compromisso mais profundo das empresas com o “S” social do ESG, incentivando a implementação de ações afirmativas que possam efetivamente fortalecer a presença de mulheres negras em espaços de decisão. O manifesto destaca que a luta por direitos e igualdade das mulheres negras é uma necessidade urgente na sociedade brasileira, com um apelo por inclusão e justiça social. Através do Protocolo ESG Racial, o coletivo reforça a importância de iniciativas que ampliem as oportunidades de liderança, valorizem competências e promovam o empreendedorismo sustentável.
O movimento busca estimular uma transformação cultural, rompendo a invisibilidade histórica e promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e equânime. Busca criar um espaço em que empresas e sociedade estejam comprometidas em diminuir as desigualdades de gênero e raça, garantindo a representatividade em todos os níveis. Visa também construir um futuro mais justo e plural, no qual as mulheres negras sejam reconhecidas e valorizadas como protagonistas na construção de uma sociedade mais inclusiva e antirracista.
A realização do Iº Simpósio Pacto das Pretas faz parte da agenda de gênero e raça da Associação Pacto pela Equidade Racial e dos importantes parceiros, que apoiaram o evento: o Fundo Agbara, a e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Esses apoiadores têm papel fundamental na construção de um espaço de diálogo e na promoção da equidade racial, contribuindo diretamente para que o evento cumpra sua missão de fortalecimento da inclusão e liderança de mulheres negras.
“Estamos ansiosas para nos reunir e fortalecer os laços que construímos ao longo desses dois anos. Esperamos que o evento inspire outras mulheres a ocuparem espaços de liderança e que possamos sair daqui com novas estratégias para enfrentar o discurso de ódio nas redes sociais e promover uma comunicação mais inclusiva e justa”, destacam as participantes em comunicado.
A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa que implementa um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro. A associação é formada por mais de 80 empresas.
Entre participantes da palestra estão Luana de Sá, Nathália Braga, Gisele Machado, Isabelle Gomes e a própria Luciana Barreto. Todo o evento será registrado por profissionais de TVResumo. O local da reunião será na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro, Rio de Janeiro.
Leave A Comment