Projeto implementará rede global de consolidação comunicativa e debate em prol da diversidade no jornalismo
A Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação anuncia com orgulho o lançamento da Rede de Periodistas afro latinos, uma iniciativa pioneira que visa unir jornalistas negros de toda a América Latina em prol da diversidade e inclusão na mídia. O projeto é parte da consolidação da organização enquanto rede de comunicação global de comunicadores comprometidos com o tema.
A Rede JP tem sido uma voz ativa na luta pela representação equitativa e justa dos profissionais negros na comunicação no Brasil. Com o lançamento da Rede de Periodistas Afrolatinos, a organização expandirá seu alcance e promoverá um espaço de colaboração e fortalecimento para jornalistas do continente.
Ela terá como objetivo central a troca de experiências, recursos, projetos e oportunidades entre seus membros, além de realizar eventos, workshops e conferências que fomentem a discussão sobre os desafios enfrentados pelos jornalistas negros na região. A iniciativa busca também influenciar políticas públicas e práticas de mercado que promovam a equidade racial e a diversidade no setor midiático.
“A criação da Rede de Periodistas afro latinos é um passo significativo na nossa missão de promover a diversidade na comunicação”, afirma Marcelle Chagas, coordenadora geral da Rede JP. Ela complementa dizendo um pouco da importância demonstrada do projeto e das possibilidades que a iniciativa oferecerá. “Estamos entusiasmadas com as possibilidades de colaboração e crescimento que essa rede trará para jornalistas negros em toda a América Latina.”
A jornalista Denise Mota, coordenadora da iniciativa, acredita que a rede nasce em um momento importante no continente, onde pelo menos um a cada quatro latino-americanos se identifica como afrodescendente, segundo dados do Banco Mundial. “Um jornalismo que reproduza de forma mais fiel a demografia das sociedades que se propõe a representar significa um melhor jornalismo para todos, e esse é nosso objetivo.”, ela frisa.
A invisibilidade política e social dos negros contribui também para a escassez de dados precisos sobre a ocupação de jornalistas afro latinos. Essa invisibilidade se reflete em outros aspectos da sociedade, como a educação e o mercado de trabalho, onde afrodescendentes frequentemente enfrentam persistentes desigualdades.
O lançamento oficial da Rede será marcado por uma live, que contará com a participação de profissionais de comunicação da área, na próxima sexta-feira, 16 de agosto, às 19h. No encontro, serão discutidos temas como representatividade, desafios profissionais e estratégias para a promoção da diversidade no setor. Em breve atualizaremos por aqui mais informações.
Leave A Comment