Genebra, Suíça — No primeiro dia do 12º Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos em Genebra, o Pacto Global da ONU no Brasil lançou, na sede da ACNUR, sua Estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão. A iniciativa visa promover a diversidade em todos os níveis hierárquicos, abordando temas como refúgio, raça/etnia, gênero e LGBTIQAPN+.
Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, destacou a importância de acelerar ações interseccionais para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados a grupos ainda subrepresentados no mercado de trabalho. Parcerias estratégicas com empresas como Ambipar, Yduqs, 99 Jobs, Azul e Mais Diversidade foram anunciadas, envolvendo setores da iniciativa privada, ONGs e órgãos públicos.
A agenda do evento incluiu debates sobre diversidade, equidade e inclusão nas empresas, destacando a relevância desses temas para o avanço da Agenda 2030. Ricardo Sales, CEO da Mais Diversidade, ressaltou o crescimento do apoio empresarial à diversidade no Brasil.
O Pacto Global da ONU anunciou seu apoio a um censo inédito sobre inclusão produtiva LGBTQIAPN+, em parceria com a startup Nhaí e a agência AlmapBBDO. O levantamento buscará compreender o perfil de empregabilidade e empreendedorismo da comunidade, contribuindo para análises e metas precisas.
Tayná Leite, head de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global, detalhou que a Estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão expandirá suas atuações a partir de 2024, abrangendo LGBTQIAPN+, etarismo e pessoas com deficiência.
O Movimento Raça é Prioridade apresentou resultados significativos, com 50 empresas comprometidas e quatro embaixadoras: 99jobs, Banco do Brasil, Ambipar e GOL. A GOL, ao ingressar como embaixadora, destacou o compromisso de ser uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva.
No Movimento Elas Lideram 2030, que visa promover a equidade de gênero, o número de empresas comprometidas aumentou para 110, com cinco embaixadoras. O movimento lançará uma Consultoria Estratégica em Equidade de Gênero e enfrentamento ao assédio, em parceria com a Coalização Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.
O evento contou com a participação de personalidades como a jornalista Joyce Ribeiro, da TV Cultura, e palestrantes como Ricardo Sales, CEO da Mais Diversidade, e Cynthia Muffuh, Head de Direitos Humanos e Gênero do Pacto Global em Nova York.
Além disso, foi anunciada a criação do Comitê de Sustentabilidade do Pacto Global da ONU no Brasil, coordenado por Raquel Virgínia, CEO da Nhaí. O comitê terá a missão de colaborar para atingir as metas estabelecidas pelos Movimentos da estratégia Ambição 2030.
Camila Valverde, diretora da Frente de Impacto e COO do Pacto Global, reforçou a importância da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) como parte dos direitos humanos, da demanda social, legal e de negócios.
O Pacto Global da ONU é uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU que convoca empresas globalmente a alinharem suas operações a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. O Pacto Global no Brasil, criado em 2003, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes envolvidos em mais de 50 projetos que abrangem diversos temas. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite o website.
Ana Bavon, CEO da b4people e Membro do Comitê Consultivo do Elas Lideram 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil, Felipe Sobrinho, Head de ESG da GOL e diretor executivo do Instituto GOL (empresa que foi anunciada como mais nova empresa embaixadora do Movimento Raça é Prioridade, da estratégia Ambição 2030), e Camila Valverde, diretora da Frente de Impacto e COO do Pacto Global da ONU
Da esquerda para a direita: Lidiane Orestes (do Banco do Brasil), Eduardo Migliano (Fundador e CEO da 99jobs); Ana Bavon (CEO da b4people e Membro do Comitê Consultivo do Elas Lideram 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil), Fernanda Vendramini Tedde (COO da AlmapBBDO) e Bárbara Galvão (Head Global de Diversidade e Inclusão da Uber), durante o painel ‘Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas: um pacto que não deixa ninguém para trás’
Leave A Comment