O “The Peace Journalism” é uma publicação dedicada a promover os princípios e a disseminar informações sobre jornalismo pela paz, desenvolvido pelo The Center for Global Peace Journalism da Park University, em Parkville, Missouri. A Rede JP teve suas ações reconhecidas pela publicação que se dedica a divulgar notícias e informações para professores, alunos e praticantes de jornalismo pela paz pelo mundo. A publicação que já teve entrevista com a jornalista Maria Ressa, ganhadora do prêmio Nobel da paz, trouxe uma reportagem de duas páginas falando sobre a jornada de atuação da organização brasileira para desenvolvimento de capacitação, network, politicas públicas de comunicação e educação que se iniciou em 2018.
O Jornalismo de Paz é quando editores e repórteres fazem escolhas que melhoram as perspectivas de paz. Essas escolhas, incluindo como enquadrar histórias e escolhendo cuidadosamente quais palavras serão usadas, crie uma atmosfera propícia para paz e apoia iniciativas de paz e pacificadores, sem comprometer os princípios básicos do bom jornalismo. O Jornalismo para a Paz dá voz aos pacificadores enquanto tornar as iniciativas de paz e as soluções não violentas mais visíveis e viáveis.
O Center for Global Peace Journalism trabalha com jornalistas, acadêmicos e estudantes em todo o mundo para melhorar as reportagens sobre conflitos, agitação social, reconciliação, soluções e paz. Sendo assim, a Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação, tem atuado para a manutenção da democracia através do protagonismo de contra narrativas de minorias étnicas/raciais/religiosas, mulheres e jovens no Brasil de forma bem sucedida.
Leave A Comment