J&Cia, Rede JP, Neo Mondo e 1 Papo Reto associam-se para realizar o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira
Iniciativa, inédita no Brasil, acontecerá nos meses de setembro e outubro, com evento de premiação em novembro, na celebração do Dia da Consciência Negra
Os veículos Jornalistas&Cia, Neo Mondo e 1 Papo Reto e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação associaram-se para organizar, pela primeira vez no Brasil, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que vai eleger jornalistas negros e negras da imprensa do País e também os veículos de comunicação com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista.
O objetivo da premiação é, de um lado, reconhecer os profissionais e os veículos que se destacam na atividade jornalística e na luta antirracista e, de outro, contribuir para fomentar maior diversidade nas redações e, em consequência, nas pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial.
A eleição dos +Admirados será feita por votação direta dos profissionais do ecossistema do Jornalismo e da Comunicação em dois turnos de votação, o primeiro de livre indicação, que definirá os finalistas; e o segundo que elegerá os vencedores do certame.
A votação em primeiro turno começa na próxima quinta-feira, 31/8, e vai até 14/9 e dela podem participar todos os profissionais do ecossistema do Jornalismo e da Comunicação, convidados a indicar até cinco nomes em cada uma das categorias. Os que receberem as maiores votações seguirão para o segundo turno, que definirá os finalistas das seguintes categorias:
- TOP 50 Profissionais Brasil
- TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo
- TOP 5 Veículos de Comunicação.
Na última etapa, a da cerimônia de premiação, além da diplomação dos TOP +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, serão conhecidos também os:
- TOP 10 Profissionais Brasil
- TOP Campeão Profissional de Imagem/Foto e Vídeo
- TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
- TOP Campeão Veículo de Comunicação.
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira fará ainda três homenagens especiais, todas elas definidas pelo Conselho Consultivo criado pelos organizadores da premiação. São elas:
- Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama
-
-
- Que distinguirá um jornalista negro ou uma jornalista negra da imprensa brasileira por sua história profissional
-
- Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes
-
-
- Que distinguirá um jovem jornalista negro ou uma jovem jornalista negra que tenha despontado na profissão entre os anos de 2022 e 2023
-
- Personalidade do Ano – Troféu Gloria Maria
-
- Que distinguirá uma personalidade da sociedade brasileira que tenha se destacado por sua atuação antirracista e em defesa da diversidade e inclusão
Cotas de Apoio
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira dispõe de dez cotas de participação e apoio, com uma série de entregas que tem por objetivo aproximar as marcas dos profissionais e veículos reconhecidos no campo racial e associá-las à causa da diversidade numa das mais estratégicas atividades da sociedade, a imprensa.
A cerimônia de premiação será realizada em novembro, em dia e local a serem divulgados oportunamente.
Interessados em se associar ao projeto podem entrar em contato com Oscar Lopes Ruiz, presidente da Neo Mondo, pelo 11-98234-4344 ou e-mail oscar@neomondo.org.br.
2 Replies to “Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira”
Interessante nestas premiações da mídia negra brasileira a ausência da agência de notícias AFROPRESS.COM. Este importante veículo de notícias relacionadas com a comunidade afro-brasileira desde do início dos anos 2000. Entretanto, a agência juntamente com seu editor, Dojival Vieira, sempre ficam de fora de tais premiações.
Decidimos apoiar justamente para garantir que o máximo de comunicadores seja realmente contemplados, o Dojival é uma figura muito importante que deverá ser lembrando sem dúvida!!