O Encontro Internacional de Jornalistas da Diáspora Africana promovido pela Rede JP chega a sua segunda edição passando de um formato online para híbrido, com o tema Por Um Jornalismo Plural e Sem Fronteiras. A edição deste ano tem o apoio da UFRJ e da Fundação Tide Setúbal. O evento que no ano passado recebeu nomes como Flávia Oliveira (Globonews), Luciana Barreto (CNN), Mariana Bispo (Record), Alinne Prado (Rede TV), Sara Lomax Reese (URL Media), entre outros nomes de peso do cenário nacional e internacional (veja como foi), este ano vai manter a tradição e receber destaques do jornalismo. Saiba como se inscrever para o evento presencial, acompanhar o formato online do evento ou participar da oficina gratuita sobre podcast.
Programação evento presencial 19/11:
Abertura- 9:30- Coffee break |
Mesa 1- 10:00
Transformações e fatos marcantes do jornalismo
O ano de 2022 foi marcado por momentos fortes no jornalismo mundial. Vamos relembrar momentos importantes da atuação do jornalismo para a democracia brasileira e no fortalecimento do movimento pan africanista com a African Press Association (Associação de Periodistas, imprensa afro, meios de comunicação e blogueiros negros da Europa).
- Abuy Nfubea-African Press Association
- Edilaine Felix- professora de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul
Moderadores
- Eliane Almeida (USP/Rede JP)
- Marcelle Chagas (Rede JP)
- Valéria Lapa (Rede JP)
- Kátia Passos (Rede JP)
11:00 – Roda de conversa entre as mulheres jornalistas
Eleições 2022: ataques a mulheres jornalistas aumentaram 250% (dados da Abraji). Para jornalistas negras o cenário é aprofundado diante das micro agressões já existentes e que ganham novos contornos.
- LECHETE BAron- União Internacional de mulheres periodistas
- Nayara Fernandes- G1- Podcast eleições
- Jéssica Thamyres dos Santos – Ponte Jornalismo
- Indianara Campos- TV Globo
- Tatiana Assis- Revista Piauí
Moderação: kátia Passos e Marcelle Chagas
ALMOÇO-12:30 – 13:30 |
13:30- Religião, política e direitos humanos no jornalismo
As últimas transformações na sociedade apontam que se faz cada vez mais necessário discutir as inter-relações entre religião, política e direitos humanos no jornalismo para a manutenção da democracia.
- Camila Silva (Religion unplugged/Estados Unidos e Carta Capital)
- Bouchra Chakir- MTG Communication&PR- Marrocos
- Matheus Moreira- Portal G1
- Lídia Maria – Instituto Vladimir Herzog
Moderação: Eliane Almeida e Marcelle Chagas
14:30- 15:30- JORNALISMO DE SOLUÇÕES, AMBIENTAL E PLURAL
Diversos formatos dentro do jornalismo estão surgindo e se solidificando para atender as demandas da sociedade. O jornalismo de soluções vai ao encontro de respostas para problemas sociais, o jornalismo ambiental atende uma agenda de mudanças climáticas e a pluralidade de narrativas tem se tornado cada vez mais presente, seja na discussão de gênero, raça ou LGBTQI no jornalismo.
- Kofi Nkrumah – Humanitas Afrika/ Praga
- Letícia Vidica- CNN Brasil– (CNN no Plural)
- Don Rojas-The black World Media
- Maria Lúcia da Silva- professora de jornalismo da Universidade Fiam Faam-Criou o núcleo de estudos étnico-racial
- Patrícia Mannaro-Aliança LGBTI+/Gay Latino
- Andrea Rosendo- Jornalista integrante da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, democracia e Diversidade/ IEA-USP
Mediação: Marcelle Chagas e Valéria Lapa
15:30- 16:00- Coffee break |
16:00- Encerramento com atração cultural |
Local: Galpão ZL- R. Serra da Juruoca, 112 – Jardim Lapena, São Paulo – SP
Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjKHN99mImlosKqkun2zBbEYsgZKD2mi-4tiIDyN9YPuuJeA/viewform?usp=sf_link
EVENTO ONLINE
Você pode assistir a versão online do evento através do link: Segundo Encontro Internacional de Jornalistas da Diáspora Africana (Edição Online) – online – Sympla
Se você for de SP não indicamos assistir a versão online já que a versão presencial terá brindes, network e comida!
OFICINA ONLINE GRATUITA DE PODCAST 20/11
Durante o evento deste ano, no dia 20 de novembro, será realizada uma oficina prática com Bruna Sudário sobre o universo do podcast onde será possível aprender, passo a passo, como criar, produzir, editar e transmitir seu programa nas principais plataformas.
✅ Bruna Sudário – Jornalista, atriz e apresentadora do podcast Minha Transição, sobre histórias de mulheres negras que passaram pela transição capilar.
? Corre para se inscrever!
Leave A Comment